"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO


No dia 19 de novembro, aconteceu no Assentamento Nova Esperança, em Arataca-Bahia, o Seminário sobre Gestão Ambiental e Desenvolvimento. O Seminário foi em comemoração aos 10 anos de implantação do assentamento, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário e contou com as presenças do IESB, EBDA, ADAB e CEPLAC, além de representantes de outras comunidades vizinhas e da Prefeitura Municipal de Arataca, em um total de 40 pessoas.

O representante do IESB, Marcelo Araujo, fez uma apresentação sobre a gestão ambiental em propriedades rurais, explicando os procedimentos e normas legais para a sua adequação ambiental, especialmente no que se refere a Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente e outros temas como caça de animais silvestres, utilização de madeira, supressão de vegetação e redução de sombreamento em área de cacau cabruca. O representante da Ceplac fez uma apresentação sobre Cooperativismo e Associativismo, enquanto o representante da ADAB - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia fez uma apresentação sobre desenvolvimento agrícola.
O Assentamento Nova Esperança tem uma área de 372ha, com 40 famílias, sendo que a produção de cacau representa a principal atividade econômica da comunidade. A reserva legal encontra-se em processo de regularização através do programa que o IESB vem desenvolvendo em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia e o Citibank. O assentamento localiza-se no Corredor Una-Lontras, estando vizinho ao recém-criado Parque Nacional de Serra das Lontras. Os procedimentos de implantação do parque foram, inclusive, alvo de intenso debate durante o evento, com muitas dúvidas por parte da comunidade envolvida.

ASCOM | IESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário