"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

AÇÃO NACIONAL DE LIMPEZA EM ÁREAS VERDES ACONTECE NESTE SÁBADO

No próximo sábado, dia 6 de novembro, às 8h, durante a “III Ação Nacional FEBRAC – Limpeza de Áreas Verdes”, mais de mil empregados e empresários prestadores de serviços terceirizados unirão forças para limpar áreas verdes e principais pontos turísticos em 14 cidades. Organizado pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais Associados, o evento será um dia de cidadania em que o segmento deixará o mundo melhor. 

As empresas prestadoras de serviços disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a limpeza e conservação da área escolhida em cada estado, onde o lixo coletado, após separação, será entregue a entidades de reciclagem locais. Além disso, serão doadas mudas de plantas nativas e folders de educação ambiental, para incentivar ações sustentáveis de toda a população.

“A questão do lixo é um dos maiores problemas impostos ao ambiente e à sociedade. Abordá-la no processo de educação é um desafio cuja solução passa pelo entendimento de cada indivíduo quanto a suas responsabilidades”, diz o presidente da FEBRAC, Ricardo Garcia. Ele lembra que, tendo destinação inadequada, grande parte de resíduos inicialmente recicláveis termina sendo inutilizada. 

No caso de praças e parques, o lixo espalhado, muitas vezes, representa um risco para os animais que ali podem ser apreciados.  “As aves acabam ingerindo fragmentos, especialmente de plástico, e, como não conseguem digeri-los, tornam-se vítimas fatais dessa negligência humana”, registra. Por isso, muitos Estados escolheram praças realizar Ação Nacional: Maceió/AL - Memorial Teotônio Vilela; Salvador/BA - Praça da Igreja do Bonfim; Cidade 2000/CE – Praça Oficina do Senhor; Brasília/DF – Zoológico de Brasília; São Luís/MA – Aterro do Bacanga; Belo Horizonte/MG – Mercado Central; Campo Grande/MS - Praça Itanhangá; Almirante Tamandaré/PR - Bairro Tanguá; Florianópolis/SC - Praça XV de Novembro; São Paulo/SP – Parque das Bicicletas; Natal/RN – Parque das Dunas; e Aracaju/SE - Praça Princesa Isabel.

O mesmo acontece com os peixes.  Em alguns Estados do Brasil, a Ação Nacional Febrac vai operar diretamente contra a ameaça à vida aquática – no Rio de Janeiro, ela será feita na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos maiores espaços turísticos e de lazer da cidade. Em Belém/PA, o local escolhido foi a Orla de Icoaraci, conhecida por ser um ótimo lugar para apreciar o por do sol e pelos diversos restaurantes especializados em frutos do mar, barraquinhas de comidas típicas, água de coco, feira de artesanato e a praia do cruzeiro. Já a cidade do sol, Natal/RN, o calçadão da praia de Ponta Negra que receberá os cuidados dos prestadores de serviços.

“Nossa proposta é realizar anualmente a Ação, de modo a fazer dela um instrumento prático para a educação ambiental”, antecipa o presidente da Febrac. “É também uma maneira concreta das empresas de serviços terceirizados em Asseio e Conservação darem sua contribuição a uma causa de importância planetária”, completa.

SERVIÇOIII Ação Nacional Febrac – Limpeza de Áreas Verdes
Data: 06 de novembro de 2010
Mais informações: www.febrac.org.br / (61) 3327-6390

Fonte: Assessoria de Comunicação da Febrac

Nenhum comentário:

Postar um comentário