"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DOCUMENTO DEFINE METAS PARA A EDUCAÇÃO DE PAÍSES IBERO-AMERICANOS

Documento pretende melhorar a qualidade da educação nos países da OEI/Foto: Mongrag

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura(OEI) lançou o documento “Metas 2021: A educação que queremos para a geração dos bicentenários”, que tem o objetivo de orientar os países membros sobre a educação que queremos para a geração de crianças e jovens.
A publicação leva “bicentenário” no nome porque quase todos os países da América Latina completarão 200 anos de independência até 2021.
O documento serve de apoio para a implantação de um acordo firmado em 2008, na oitava Conferência Ibero-americana de Educação. Ele terá a sua versão final apresentada a chefes de estado em dezembro, na Argentina.
O objetivo é que os governos já possam se mobilizar para cumprir as metas para a educação, que são, entre outras: cuidar do desenvolvimento profissional dos professores, conseguir mais recursos para a educação e contribuir para a configuração do espaço ibero-americano do conhecimento e para a pesquisa científica.
Segundo a OEI, o documento pretende, ainda, melhorar a qualidade e proporcionar oportunidades igualitárias na Educação. Se as metas forem cumpridas, os países superariam os obstáculos do século XXI, como os avanços científicos e tecnológicos e as novas formas de acesso à informação, e recuperariam o atraso acumulado durante o século XX.
Os membros da OEI são: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
Para ler o documento todo em espanhol, clique aqui.

Por Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário