"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ONU PREPARA PRIMEIRO RELATÓRIO GLOBAL SOBRE VOLUNTARIADO

O papel dos pobres, das mulheres e dos jovens no voluntariado será destaque no estudo/Foto: Dave Bezaire & Susi Havens-Bezaire

Em 2011 será celebrando o décimo Ano Internacional dos Voluntários, e para reforçar as comemorações da data, o Programa dos Voluntários das Nações Unidas (UNV) está preparando o primeiro relatório global sobre voluntariado.
O estudo, que deve ser divulgado em dezembro de 2011, pretende melhorar a compreensão sobre o tema e avaliar a contribuição dos voluntários para a economia e o desenvolvimento social.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organização que administra a UNV, a publicação trará recomendações para governos, pesquisadores e voluntários, de modo a estimular a prática e assegurar que ela possa contribuir para enfrentar os principais desafios atuais.
O documento dará ênfase ao voluntariado em países em desenvolvimento, já que a maior parte das pesquisas já realizadas sobre o tema tem como foco o que ocorre nas nações mais ricas.

Outros voluntários

Uma mostra desse novo perfil dos voluntários pode ser visto em um projeto realizado no Brasil e apoiado pelo UNV que apontou que as instituições sem fins lucrativos representavam o equivalente a 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, uma parcela maior que a da indústria de extração mineral (que inclui petróleo e minério de ferro).
Para melhor avaliar esses grupos de voluntários pouco explorados até hoje, o estudo abordará ainda os seguintes temas:
• O voluntariado entre os pobres, destacando que essas pessoas não são apenas beneficiárias do voluntariado, mas também agentes de uma rica rede de solidariedade;
• O papel dos jovens, em especial nas áreas mais vulneráveis;
• As atividades não remuneradas exercidas por mulheres, como serviços domésticos, produção para subsistência e voluntariado;
• O impacto da “era digital” no setor.
O documento, feito a partir da avaliação de casos bem-sucedidos e outros que se mostraram menos eficientes, também vai tratar do apoio estatal ao voluntariado por meio, por exemplo, de medidas fiscais e incentivo a associações locais. O texto comentará ainda as tentativas oficiais de controlar e direcionar o voluntariado.
Além da publicação do relatório, as comemorações do décimo aniversário, que está sendo chamado de Ano Internacional dos Voluntários + 10, devem incluir atividades em vários países, com objetivo geral de destacar a diversidade e a amplitude do voluntariado e incentivar mais pessoas a aderirem à prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário