"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SERÁ ENTREGUE AO CONGRESSO NACIONAL NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Lula e Haddad conversaram ontem sobre o PNE, no programa Café com o Presidente / Foto:Agência Brasil

O Plano Nacional de Educação (PNE) será entregue ao Congresso Nacional no dia 15 de dezembro, conforme informou ontem, 13 de dezembro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva em entrevista ao programa Café com o Presidente, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o foco do documento será na valorização do professor.
O texto consta de 20 metas e define estratégias para o avanço da educação brasileira no período de 2011-2020. Uma delas é que o Brasil alcance 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. Atualmente, o investimento é de 5%.
Um dos principais pontos do PNE é a valorização do salário dos docentes. “O professor brasileiro ainda ganha, em média, 60% do que ganha os demais profissionais de nível superior, e nós queremos encurtar essa distância para que a carreira do magistério não perca talentos para as demais profissões. Ou seja, quem está vocacionado para ser professor, tem que ser professor. Então, a valorização do professor é o eixo central do próximo plano", disse Haddad.
O documento engloba todos os níveis de ensino, que vão da Educação Infantil até a Profissional. Segundo Lula, esse setor será um desafio no governo da presidente eleita, já que ela precisará de mais ousadia para garantir a qualidade no ensino fundamental. “É preciso construir parcerias com prefeitos e governadores para que todos nós assumamos definitivamente a responsabilidade de que a educação é a nossa prioridade”, completou ele.
O ministro lembrou, ainda, que o Brasil está crescendo em quantidade e qualidade e a prova disso é o resultado do Programa Internacional de Avaliação Estudantil (Pisa), no qual o país aparece em terceiro lugar entre aqueles que mais evoluíram na qualidade da educação – o primeiro lugar foi de Luxemburgo e o segundo, do Chile. “Isso significa dizer que a educação brasileira está no rumo certo”, reforçou Haddad.

Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário