"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

OS DOCUMENTOS DA 16ª CONFERÊNCIA DAS PARTES SOBRE O CLIMA

Baixe todos os arquivos da COP16/Foto: Divulgação

A 16ª Conferência das Partes para o Clima (COP16) terminou com saldos positivos: a assinatura do Acordo de Cancún, a extensão da validade do Protocolo de Kyoto e a criação de um Fundo Monetário para gerir os negócios relacionados à sustentabilidade no mundo em desenvolvimento. 


A seguir alguns documentos:

Apesar de não ter peso de lei, o Acordo de Cancún estabeleceu a intenção dos países a reduzirem suas emissões entre 25% a 40% até 2020, em relação às emissões do ano de 1990. Os países participantes, inclusive Brasil, China e Índia, também se comprometeram a divulgar relatórios com inventários das emissões a cada dois anos.
No último dia de negocições em Cancún, o Fundo Verde foi oficializado. O documento garante a criação de um mecanismo que administrará as doações de países ricos aos países em desenvolvimento, para que estes possam enfrentar as mudanças climáticas. Leia-o na íntegra em inglês.
A COP16 nõ criou outro protocolo com novas metas para redução das emissões dos gases de efeito estufa, mas aumentou o prazo de validade do Protocolo de Kyoto para além de 2012. Confira o documento.
Em vigor desde 2005, o acordo estabelece compromissos para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Os 38 países inscritos no protocolo possuem níveis diferentes de participação, entretanto, se comprometeram a reduzir suas emissões em 5,2% em relação aos níveis de 1990.
Dois meses após a COP15, 130 ministros do meio ambiente assinaram um compromisso a respeito da degradação ambiental. A Declaração de Nusa Dua, em Bali, aborda desde a conservação da biodiversidade à gestão do lixo elerônico. Confira o documento na intrega (em inglês).
  • Programa Nairobi

Criado por organizações intergovernamentais, não governamentais, o setor privado e comunidades, o programa Nairobi durou cinco anos. O principal objetivo foi assistir todas as Partes, em particular países em desenvolvimento, a conhecerem mais sobre os impactos e a vulnerabilidade das mudanças climáticas.

Conheça mais sobre o programa por meio desses três dos documentos (em inglês) disponíveis para download.


Uma síntese das atividades nas áreas da educação, formação e sensibilização para a adaptação;


Resumo dos impactos, vulnerabilidades e adaptações para as mudanças climáticas;


Uma síntese dos resultados, boas práticas, lições aprendidas, desafios futuros e oportunidades.

Redação EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário