"Onde funcionam as coisas é onde a sociedade se apropria dos seus processos." Ladislau Dowbor

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

BAHIA TEM EMBALAGEM À BASE DE CANA-DE-AÇÚCAR

Um milhão da nova garrafa de resina da Coca-Cola, de 600 ml, será envasado, mensalmente, pela fábrica em Simões Filho.


Plant-bottle da Coca-Cola

A PET ecológica da Coca-Cola com o nome de PlantBottle, reduzirá a dependência do petróleo, e em até 25% as emissões de CO2.

Na produção, já este mês, a embalagem utiliza 30% de insumos de cana-de-açúcar, sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação à PET convencional. A PlantBottle é 100% reciclável e entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no país desde sua chegada ao mercado.
A garrafa tem boa aceitação entre os consumidores dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá. No Brasil, já chegou ao Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A troca integral das garrafas PETS em todo país pela Plant-Bottle, promovida pelo Sistema Coca-Cola, será concluída até 2014. O plástico é produzido a partir da reação química dos componentes MEG (monoetileno glicol), responsável por 30% de seu peso, e o PTA (ácido politereftálico) pelos 70% restantes.

Segundo a UNICA, a produção de cada lote de 10 milhões de garrafas de origem vegetal - como é a “PlantBottle”-com capacidade para 2 litros, equivale à utilização de 68.000 litros de etanol para cada lote. Se o conteúdo de matéria-prima de cana passar de 30% para 100%, como pretende a Coca-Cola, a demanda de etanol poderá atingir 227.000 litros de etanol para cada 10 milhões de garrafas. 

Bahia Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário